sem previsão para acabar

Greve dos metroviários chega ao 38º dia e servidores anunciam manifestação

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
Publicado em 27/04/2022 às 20:49.Atualizado em 27/04/2022 às 20:58.

Perto de completar 40 dias, a greve dos metroviários em Belo Horizonte não tem previsão para terminar. Nesta quarta-feira (27), em assembleia do Sindicato dos Metroviários (Sindimeto-MG) na Praça da Estação, na região Central, a categoria votou por manter a paralisação.

No domingo (1), Dia do Trabalhador, os grevistas anunciaram que vão participar da manifestação na Praça Afonso Arinos, no Centro da capital, convocada pela Central Única dos Trabalhadores e outros movimentos sindicais.

Apesar da decisão judicial em caráter liminar que obriga a circulação dos trens das 5h30 às 10h e das 16h30 às 20h, os trens só funcionam há 38 dias apenas das 10h às 17h. O descumprimento da medida prevê multa diária de R$ 30 mil. 

"Na ausência de diálogo do governo e apenas uma promessa não oficial de uma possível reunião sem data marcada fez com que a maioria da categoria decidisse pela continuidade da greve", declarou o diretor de Comunicação do Sindimetro-MG, Pablo Henrique.

A Companhia Brasileiras de Trens Urbanos (CBTU-BH) informou que tomou todas as medidas judiciais e administrativas possíveis, na tentativa de suspender o movimento. 

Segundo a CBTU-BH, no dia 30 de março, foi realizada uma reunião de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023 que propôs a aplicação de 100% do IPCA como reajuste salarial. Uma das condicionantes propostas pela empresa foi o encerramento da greve, que não foi acatada pelos metroviários

Os metroviários reivindicam também uma resposta do Governo Federal, sobre o futuro dos mais de 1500 empregados públicos no processo de privatização da CBTU-BH.

Enquanto o impasse não se resolve, quem depende do transporte público para se locomover na capital sofre. Por dia, setenta mil usuários deixam de usar o metrô e sobrecarregam os ônibus, resultando em filas e maior tempo de espera.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por