Grupo dono de caminhão de duas toneladas de maconha é condenado a mais de 10 anos de prisão

Jefferson Delbem (*)
11/10/2012 às 11:13.
Atualizado em 22/11/2021 às 02:00

Onze pessoas envolvidas com o tráfico de drogas foram condenadas a penas que variam de 12 a 20 anos de reclusão. A decisão é da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e só reafirmou a condenação dos réus que já havia sido feita em 1ª Instância pela juíza da 1ª Vara de Tóxicos de Belo Horizonte, Neuza Maria Guido, em junho do ano passado.

Conforme a denúncia do Ministério Público, em 2010, foi deflagrada pela Polícia Civil a “Operação Fox”, para investigar uma organização criminosa que atuava no tráfico de entorpecentes nos estados de Minas, Paraná e Mato Grosso, e que fornecia drogas a traficantes de Belo Horizonte. Durante a Operação, foi constatado que cada um dos denunciados tinha uma função específica na organização. Em outubro daquele ano, um caminhão tanque com mais de duas toneladas de maconha foi apreendido e, com isso, a polícia conseguiu apurar a identidade e o paradeiro do grupo.

Por meio de escutas telefônicas, os investigadores prenderam o bando. Após a condenação em 1° Instância, os réus recorreram da sentença e alegaram que nos autos não havia prova que os incriminassem por tráfico. A defesa alegou que toda a decisão foi feita com base em interceptações telefônicas isoladas.

Porém, o desembargador relator do processo, Herbert Carneiro, disse que as imaterialidades dos crimes estão comprovadas. “As interceptações telefônicas demonstraram de forma clara e discriminada o papel e a função de cada integrante na associação criminosa”, concluiu.

A decisão ainda cabe recurso.

(*) Com informações do TJMG.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por