'Quebrando a banca'

Grupo suspeito de esquema de 'jogo do bicho' é alvo de operação em Minas

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
10/05/2023 às 11:16.
Atualizado em 10/05/2023 às 11:44

(Divulgação / MPMG)

Grupo suspeito de esquema de 'jogo do bicho' é alvo da operação Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), nesta terça-feira. A ação cumpre três mandados de prisão preventiva e 67 de busca e apreensão em cidades de Minas, São Paulo e do Rio Grande do Sul.  

Segundo o Ministério Público, três mandados de prisão e 64 de busca e apreensão são cumpridos em Uberlândia e Patos de Minas. Em São Paulo estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão na capital do estado e em Santana do Parnaíba, e, no Rio Grande do Sul, um mandado de busca e apreensão em Porto Alegre.

O Ministério Público propôs Ação Penal contra 49 pessoas. As investigações apontaram que, em decorrência da prática contravencional, a organização criminosa arrecadava grandes quantias de dinheiro e tentava conferir licitude aos rendimentos através de crimes de lavagem de bens, direitos e valores.

Segundo o MP, para garantir a perpetuação do esquema criminoso, o grupo também praticou crimes contra a administração pública e contra a ordem administrativa militar. Diante disso, a Justiça determinou o bloqueio de valores, por meio do Bancejud, limitado a R$ 3 milhões, de todas as contas, investimentos e outros bens e direitos mantidos em instituições financeiras pelos líderes da organização criminosa. 

Também foi determinada a hipoteca legal de 15 imóveis situados em Minas e o sequestro de oito veículos da organização.

A operação conta com a participação de integrantes dos Gaecos de Patos de Minas, Uberlândia, São Paulo e do Rio Grande do Sul, das polícias Militar, Civil e Penal mineiras.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por