Grupos de risco podem ter ficado sem a vacina em BH

Álvaro Castro
acastro@hojeemdia.com.br
Publicado em 21/05/2016 às 08:55.Atualizado em 16/11/2021 às 03:32.

A campanha de vacinação contra a gripe em Belo Horizonte terminou ontem, mas muitas pessoas do grupo de risco podem ter ficado sem a imunização. Apesar de o balanço da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) indicar que a meta de vacinação do público-alvo foi atingida (94%), moradores reclamaram da falta de doses nos postos de saúde.

Na tentativa de vacinar os filhos de 2 e 10 anos, ontem, a protética Daniela da Silva Nascimento saiu de Venda Nova em busca da imunização no Centro de Saúde Carlos Chagas, no bairro Santa Efigênia, Centro-Sul da capital.

A peregrinação da mulher já durava alguns dias. “Chegava cedo, enfrentava fila, mas me decepcionava, pois depois éramos informados de que não tinha mais. Isso é um descaso com a saúde pública”.

Outro que teve dificuldade para imunizar os filhos foi o servidor público Ângelo Antônio, de 39 anos, morador do Cidade Nova, Nordeste da capital. “Há uma semana tento vacinar meus filhos, mas não acho a vacina em nenhum posto de saúde”, contou, revoltado.

Já a aposentada Antônia de Jesus Evangelista, de 67 anos, tentou ser imunizada no centro de saúde do Vera Cruz, Leste de BH, nas últimas três semanas. Com medo de não conseguir a vacina, ela foi de táxi até o Santa Inês, na região Nordeste, assim que soube que a unidade do bairro disponibilizava as doses.

Sem prorrogação
Por meio de nota, a SMSA informou que a procura pelas doses no início da campanha foi atípica, mas ela não será estendida. Nos anos anteriores, diz o texto, houve a necessidade de prorrogar a ação para atingir a meta. A SMSA associa a grande procura aos casos de H1N1 em São Paulo.<EM>
Sobre os relatos de que pessoas fora do grupo de risco determinado pelo Ministério da Saúde tenham tomado as doses, a secretaria informou que a falta pode estar, sim, associada à essa procura, e “estuda uma forma de normatizar o critério de como definir e classificar doentes crônicos que têm indicação para a vacina”.

Por fim, informou ter recebido, ontem, 10 mil doses extras que iriam repor os estoques nos locais onde a vacina tinha acabado.<EM>
(Colaborou Leandro Hermenegildo)

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por