AÇÃO SOCIAL

História de empreendedorismo inspirada no amor ao próximo em BH precisa de ajuda

Casa de apoio às pessoas com câncer, Lar Teresa de Jesus completa 25 anos e sonha com sede própria

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
09/07/2024 às 16:59.
Atualizado em 09/07/2024 às 17:05
Pacientes oncológicos participam de atividades no Lar Teresa de Jesus (Lar Teresa de Jesus/Divulgação)

Pacientes oncológicos participam de atividades no Lar Teresa de Jesus (Lar Teresa de Jesus/Divulgação)

Quem mora no interior de Minas e precisa fazer tratamento contra o câncer na capital enfrenta desafios extras, como a distância de casa, tempo e custos dos deslocamentos constantes. Em muitos casos, o acolhimento oferecido por instituições como o Lar Teresa de Jesus é a esperança para muitos pacientes. Residente em Paracatu, Noroeste do Estado, é no abrigo que Marli de Carvalho encontra apoio para enfrentar a doença na pele. A instituição já prestou atendimento a mais de 27 mil pessoas de 700 cidades mineiras, e agora pede ajuda para manter o trabalho, fundado há 25 anos por dona Madalena -hoje com 94. 

Localizado na região Oeste de BH, o Lar Teresa de Jesus oferece não apenas abrigo, mas transporte dos pacientes para os hospitais, refeições diárias, atendimento psicológico, espiritual e socioassistencial, além de oficinas para promover qualidade de vida e amenizar os efeitos psicossociais da doença e da distância dos familiares. 

“Tive muita sorte de conseguir esse acolhimento no Lar porque moro muito longe e vir e voltar para BH era muito difícil. Levava cerca de 8 horas em cada deslocamento e tinha que vir toda semana. Aqui eu me transformei por causa de tanto amor que recebi”, afirma Marli.

Em 2023, houve um aumento de 37% no número de acolhimentos no abrigo, em relação ao ano anterior, passando de 1.598 para 2.189. Até o fim deste ano, a expectativa é que sejam atendidas, por mês, 200 pessoas. 

Qual a estrutura do Lar Teresa de Jesus?

São 70 leitos divididos em duas casas de acolhimento com capela, cozinha, lavanderia, espaço de convivência para atividades recreativas coletivas e oficinas diversas, além da área administrativa. 

Diariamente, são servidas seis refeições aos acolhidos no refeitório. Em 2023, foram 106.641 alimentações oferecidas. Para 2024, a projeção é que esse volume aumente em 10%. O atendimento é oferecido por 42 colaboradores, que cuidam dos acolhidos e acompanhantes. 

A instituição também possui quatro bazares que ficam em diferentes bairros de Belo Horizonte. Os locais comercializam os produtos que recebem de doação, como roupas, artigos de cama, mesa e banho, móveis, sapatos, brinquedos, objetos de decoração, utensílios domésticos, e o valor arrecadado contribui para a manutenção das atividades no local.

Dona Madalena fundou o abrigo há 25 anos em BH (Lar Teresa de Jesus/Divulgação)

Dona Madalena fundou o abrigo há 25 anos em BH (Lar Teresa de Jesus/Divulgação)

Tudo começou com um sonho

Testemunhando as dificuldades enfrentadas pelos pacientes do interior em busca de tratamento oncológico, Dona Madalena resolveu alugar uma casa em BH para acolhê-las. Assim, em 1999, foi inaugurado o Lar Teresa de Jesus. Ela acaba de completar 94 anos e  tem um novo sonho:  adquirir uma sede própria para o Teresa de Jesus.  “Essa conquista vai muito além da simples aquisição de um imóvel, é sobre garantir um lugar de esperança para quem está na luta contra o câncer e que depende de ajuda”, declara. 

Em busca desta nova realização, o Lar abriu a campanha “Juntos, construindo a sede dos sonhos” para mobilizar doadores dispostos a colaborar com aporte financeiro.  

Para saber mais e ajudar, acesse o site da instituição (www.larteresadejesus.org), pelo Instagram @larteresadejesusoficial ou entre em contato pelos telefones (31) 3291-1330 e (31) 99807-9857.

Leia também:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por