Um homem foi detido na manhã desta quarta-feira (12) transportando oito sapos em caixa de papelão. O fato ocorreu durante blitz de trânsito no km 144 da BR-259, em Governador Valadares, região Leste de Minas. De acordo com os agentes que participaram da ação, o condutor apresentava um comportamento diferente aparentando nervosismo e que poderia estar escondendo algo irregular.
O transporte de animais silvestres sem autorização é crime previsto na lei de crimes ambientais com previsão de pena de detenção de até um ano. O condutor alegou que não sabia que estava levando os animais e que, possivelmente, seria brincadeira de alguém que os colocara na carroceria.
Ele disse que viajava de São Roque do Canaã, no Espírito Santo, com destino à cidade mineira de Virginópolis. Devido à agitação do motorista, foi feita uma busca no veículo. Na carroceria, foi encontrada uma caixa de papelão com furos e, dentro dela, oito sapos da espécie cururu - cinco adultos e três filhotes.
O homem assumiu o compromisso de comparecer em juízo e para ele foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência - será autuado pela infração ambiental com multa que pode somar até R$14.355,00. Os animais, após análise de um técnico habilitado, serão soltos em seu habitat.