Após trabalho de inteligência, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em Carmópolis de Minas, região Centro-Oeste, prendeu em flagrante um homem, de 50 anos, enquanto ele se preparava para enviar remessas de munições e componentes de munições pelos Correios, nessa quinta-feira (6). A mercadoria teria como destino outros estados.
De acordo com o delegado Daniel Souza da Trindade, titular da Delegacia em Carmópolis de Minas, levantamentos iniciais indicam que o suspeito atuava de maneira ativa no comércio ilegal desse tipo de material, tendo destinatários em estados como Bahia, Mato Grosso do Sul e Alagoas.
Os policiais civis apuraram também que o investigado utilizava nome e endereço falso nos pacotes, bem como declarava produto diverso do real para ludibriar a fiscalização, ainda, aproveitando-se do fato de ser Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC) para aparentar licitude em sua conduta.
Além das munições, foi apreendido um caderno com diversas anotações de transações. “Acredita-se que o preso seja apenas uma engrenagem em um grande esquema de comércio ilícito de arma de fogo e munições”, pontua Trindade.
O suspeito foi autuado em flagrante pela prática do crime de comércio ilegal de munições, previsto no art. 17 da Lei 10.826/2003, e a prisão preventiva dele foi decretada pelo Poder Judiciário. O material apreendido será encaminhado para perícia.
O delegado reforça que o cidadão pode contribuir com informações para a elucidação de crimes. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181.
Leia mais: