Um homem foi preso em casa, no bairro São José, região da Pampulha, nesta segunda-feira (18) suspeito de participar de esquema de venda de drogas no atacado em Belo Horizonte. No local, a Polícia Civil apreendeu 54 barras de maconha, com peso aproximado de 50 quilos.
A ação foi desencadeada pela equipe do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico, consequência de investigação a uma quadrilha suspeita de comprar e vender grande quantidade de drogas, de diferentes tipos, ao que a polícia chamou de "traficantes varejistas" na região metropolitana da capital e em algumas cidades do interior, sobretudo no Centro-Oeste do estado.
“Há mais ou menos um mês, em verificações preliminares, no dia 18 de agosto, em uma diligência no bairro Oitis [Contagem], prendemos uma mulher de 40 anos em posse de dois quilos de cocaína, fortalecendo as informações anteriormente obtidas”, informou o delegado Rodolpho Machado.
De acordo com as investigações, destacou, Rodolpho, “para diminuir o risco da associação criminosa em guardar essa droga em um único local, ela conta com membros associados que se predispõe a guardar quantidades menores, diminuindo o risco de perda em caso de um flagrante realizado pela polícia”.
A Polícia Civil acredita que as drogas comercializadas pelo grupo venham de países vizinhos ao Brasil, seguindo o trajeto conhecido como “rota caipira”. Dessa forma, as investigações prosseguem visando à identificação de outros pontos utilizados para esconder os entorpecentes, assim como demais integrantes do grupo criminoso, principalmente o responsável pela cooptação de esconderijos para as drogas.