'Chame a Frida'

Homem que descumpriu medida protetiva é preso após denúncia na atendente virtual da Polícia Civil

Chatbot consiste em um banco de dados previamente programado para responder a comandos que a vítima digita na tela de conversa

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 12/12/2024 às 13:57.Atualizado em 12/12/2024 às 14:12.

Um homem de 28 anos que vinha sendo investigado por ter descumprido medida protetiva foi preso em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, após denúncia feita por meio da atendente virtual da Polícia Civil. O "Chame a Frida" foi criada para acolher e orientar as vítimas em situações de risco. É um chatbot que consiste em um banco de dados previamente programado para responder a comandos que a vítima digita na tela de conversa com a atendente virtual.

A prisão ocorreu nessa quarta-feira (11) após o "Chame a Frida" ter sido acionado. O homem, que já havia sido detido anteriormente pela Polícia Civil por violência doméstica, teria ameaçado novamente a mulher.

Após as ameaças, a vítima, de 32 anos, foi atendida pela equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Vespasiano. De acordo com a delegada Nicole Perim, titular da unidade, o homem já é reincidente na prática de crime dessa natureza.

“Em 24 de novembro, ele foi preso em flagrante por violência doméstica praticada contra a companheira. No dia seguinte, foi solto na audiência de custódia. Porém, em 26 de novembro invadiu a casa da companheira e a ameaçou”, informa Perim.

Ainda segundo a delegada, diante dos fatos, foi requerida a medida protetiva de urgência e, ao ser ameaçada novamente, a vítima acionou a equipe da Deam, que realizou a prisão preventiva do investigado.

“O mandado foi deferido pela Justiça ontem e imediatamente cumprido pela equipe da Deam em Vespasiano”, informou Perim.

A investigação foi concluída, e o procedimento remetido à Justiça.

Sobre o "Chame a Frida"

A atendente virtual criada para acolher e orientar as vítimas em situações de risco, é um chatbot que consiste em um banco de dados previamente programado para responder a comandos que a vítima digita na tela de conversa com a atendente virtual. Por meio do serviço, ainda é possível se informar sobre medidas protetivas – como solicitar; o que fazer se o agressor descumprir; como ter acesso à ordem judicial expedida –, tirar dúvidas sobre a Lei Maria da Penha, inteirar-se sobre os procedimentos a serem realizados em casos de agressão, entre outras questões ligadas ao tema.

Atualmente, são 93 municípios em Minas que utilizam o "Chame a Frida" como ferramenta de enfrentamento à violência doméstica e familiar pela Polícia Civil. Em Vespasiano, o contato é via aplicativo de mensagens WhatsApp, por meio do número (31) 98483-2946.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por