Recursos de emendas parlamentares liberaram cerca de R$ 2,8 milhões para o Hospital da Baleia, por meio do governo federal e da bancada mineira da saúde na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O valor será utilizado para custeio geral dos serviços e ajudará a manter as atividades da instituição, que vem sofrendo com constantes atrasos nos repasses e também com o problema crônico de subfinanciamento do SUS.
“Somos muitos gratos à bancada mineira, cujo trabalho foi incansável. Esse empenho demonstra compromisso dos nossos parlamentares com a saúde pública do Estado. Todos os pacientes agradecem”, afirma Tereza Guimarães Paes, diretora-presidente do hospital.
Sobre o Baleia
O hospital é uma instituição filantrópica com 73 anos de história pautada no atendimento humanizado e na excelência na prestação dos serviços de saúde. Cerca de 85% dos atendimentos feitos no hospital são para pacientes do SUS vindos de mais de 80% dos municípios mineiros.
A instituição é referência estadual em Oncologia Adulta e Pediátrica, Ortopedia, Pediatria, Cirurgia Buco-maxilo-facial, que faz parte do tratamento de lábio leporino, fendas palatais, dentre outra deformidades craniofaciais, Cirurgia Geral e Urologia.
Por ano, o hospital realiza cerca de 90 mil consultas ambulatoriais, 8 mil internações, 7 mil cirurgias, 57.365 sessões de hemodiálise, 18 mil de quimioterapia e 11,6 mil de radioterapia.