só emergências

Hospital das Clínicas suspende cirurgias eletivas depois de tentativa de furto de cabos e incêndio

vanda Sampaio e Clara Mariz
vsampaio@hojeemdia.com.br e @clara_mariz
09/03/2022 às 21:38.
Atualizado em 09/03/2022 às 21:59

(Divulgação/ Hospital das Clínicas)

Depois da tentativa de furto de cabos de energia da rede subterrânea do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que provocou um príncipio de incêndio na unidade, na noite desta quarta-feira (9), o hospital decidiu manter apenas as cirurgias de emergência. 

A energia precisou ser desligada por medida de segurança. A decisão foi tomada para não sobrecarregar o sistema do HC, que passou a funcionar com um gerador de energia. 

A ação de ladrões teria provocado um superaquecimento no transformador da Cemig. Ainda não há uma previsão de quando os reparos no transformador serão concluídos. 

“Nós chegamos a ver fumaça na parte externa do Hospital”, relata diretor técnico do Hospital das Clínicas, Alexandre Rodrigues Ferreira, sobre os momentos de tensão e apreensão entre pacientes, equipe médica e funcionários.

A direção do hospital das Clínicas precisou suspender o atendimento de novos pacientes no Pronto Socorro da unidade. 

Outra decisão tomada pela  diretor do HC foi a suspensão das cirurgias eletivas, também por medida de segurança. Para não sobrecarregar o gerador de energia, apenas as cirurgias de emergência serão mantidas.  

“É impossível mensurar a consequência que essa tentativa de furto de cabos poderia ter provocado num hospital do porte do HC. Isso poderia ter provocado mortes e intercorrências no tratamento dos pacientes”, afirmou o diretor técnico do Hospital das Clínicas. 

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por