Cada vez mais consolidado como uma das maiores festas populares do Brasil, o Carnaval de Belo Horizonte deve atingir números históricos em 2025, com recorde de foliões e arrecadação. Faltando 36 dias para a festa oficial, a ocupação hoteleira já é de 50%, com estimativa de chegar a 96%, projeta a Associação Mineira de Hotéis de Lazer (AMIHLA).
Segundo a associação, a região Centro-Sul deve ser a mais procurada pelos turistas para hospedagem.
“A ocupação dos hotéis pode chegar a 96% na região Centro-Sul e alguns hotéis isolados vão atingir 100%, uma expectativa de crescimento de 14% em relação a 2024, que registrou na região 82% de ocupação”, disse Alexandre Santos, presidente da Associação Mineira de Hotéis de Lazer (AMIHLA).
Alexandre recomendou ainda que as pessoas que desejam passar o carnaval na cidade busquem as acomodações com antecedência. “O ideal é procurar antecipado, a probabilidade de não achar vagas próximo a data é muito grande e algumas pessoas acabam tendo que procurar acomodações na região metropolitana como Vespasiano, Confins, Contagem e Lagoa Santa”, afirmou.
Nesta época há também um movimento de pessoas que procuram resorts, hotéis fazenda e pousadas que ficam até uma hora e meia da capital. Segundo o presidente da AMIHLA, a ocupação desses locais pode chegar até 99%, representando um crescimento de mais de 10% em relação a 2024.
“O público que busca esse tipo de atração são famílias que possuem filhos pequenos e desejam aproveitar a data com mais tranquilidade”, ressaltou Alexandre.
O cenário promissor deve auxiliar na recuperação para a hotelaria mineira. Segundo dados da AMIHLA, o setor registrou um desempenho 10% abaixo do esperado em janeiro, um resultado atribuído principalmente às fortes chuvas que marcaram o início do mês.
Leia mais