Vale do Rio Doce

Idoso passa mal e morre em frente a agência do INSS em Governador Valadares

Clara Mariz
@clara_mariz
24/06/2022 às 17:20.
Atualizado em 24/06/2022 às 17:29

(Google Street View / Reprodução)

Um idoso de 61 anos morreu na manhã desta sexta-feira (24) enquanto esperava atendimento na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Governador Valadares, região do Vale do Rio Doce. Segundo relatos, assim que chegou ao local, o homem começou a passar mal e não recebeu socorro de nenhum médico da unidade.

Em entrevista ao G1, parentes do idoso informaram que ele tinha uma perícia médica marcada para as 8h40, chegando na agência por volta das 7h. Conforme um enteado do homem, em março ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral e estava na unidade para conseguir a aposentadoria.

Por meio de nota, o INSS confirmou o horário agendado da perícia médica da vítima e esclareceu que, "segundo relatos", o senhor já estava se sentindo mal. De acordo com o instituto, o acompanhante do idoso foi orientado por um perito médico, que estava chegando para o trabalho, para que acionasse o Serviço Móvel de Urgência (Samu). No entanto, "a família optou  por aguardar a realização da perícia médica e, posteriormente, acionar o atendimento médico de urgência".

Segundo a Polícia Militar de Governador Valadares, o Samu chegou a ser acionado, mas o idoso morreu antes que os socorristas chegassem ao endereço. O INSS informou, também, que as agências da Previdência Social não possuem recursos materiais para atendimento de urgência, já que o local não presta serviços da área de saúde, "motivo pelo qual o protocolo utilizado é o acionamento do Samu". 

Confira a íntegra da nota do Instituto Nacional do Seguro Social:
 

O INSS lamenta o falecimento do senhor José Tomaz da Silva, ocorrido nesta sexta, dia 24. Sobre a situação do atendimento previdenciário ao segurado, o INSS esclarece que:
1) O segurado tinha perícia médica agendada para 8h40 e chegou à Agência do INSS de Gov. Valadares às 7h, portanto, uma hora e quarenta minutos antes do horário agendado;2) Segundo relatos, o senhor já estava se sentindo mal, tendo sido orientado por um dos peritos médicos, que chegava ao trabalho naquele momento, que a acompanhante solicitasse o atendimento de urgência do Serviço Móvel de Urgência SAMU. No entanto, a família optou por aguardar a realização da perícia médica e, posteriormente, acionar o atendimento médico de urgência;3) Diante desse quadro, a perita médica responsável antecipou o horário da perícia para 7h30. Entretanto, antes mesmo de entrar na Agência, ele veio a óbito;4) Segundo a acompanhante, o segurado fazia uso constante de oxigênio. Entretanto, o cilindro foi esquecido e uma das pessoas que o acompanhava saiu do local para buscá-lo, sem sucesso, visto que, antes da sua chegada com o cilindro, o segurado havia falecido;5) Informamos que as Agências da Previdência Social não possuem recursos materiais para atendimentos de urgência, uma vez que não se trata de estabelecimento de prestação de serviços em saúde, motivo pelo qual o protocolo utilizado é o acionamento do SAMU, o que prontamente foi feito;6) Por fim, mais uma vez, o INSS reitera pesar pelo ocorrido.

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