Imagem sacra de igreja em Conselheiro Lafaiete é atribuída a contemporâneo de Aleijadinho

Da Redação
Hoje em Dia - Belo Horizonte
26/01/2018 às 15:07.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:58
 (Reprodução Facebook/Paulo Vicente)

(Reprodução Facebook/Paulo Vicente)

A imagem de Santana Mestra da Igreja Nossa Senhora da Conceição de Gagé, na zona rural de Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas, é de autoria de Mestre Piranga, escultor contemporâneo de Aleijadinho. A informação foi atestada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Este nome foi adotado porque o escultor barroco vivia na cidade de Piranga, perto de Ouro Preto, mas a verdadeira identidade é desconhecida. 

No entanto, foi possível detectar que o artista trabalhou com o mesmo sistema de Aleijadinho, ou seja, um ateliê e aprendizes que o ajudaram em sua extensa obra. O escultor, reconhecido no Brasil e no exterior, já teve obras expostas em museus de São Paulo, Paris e Nova Iorque.

A obra foi descoberta depois que a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Gagé, do século XVIII, foi objeto de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público de Minas Gerais e a Gerdau Açominas. O acordo previa a restauração do templo e das peças sacras.  

De acordo com o promotor de Justiça Glauco Peregrino, “não obstante o valor cultural da imagem, não se sabia qual artesão a havia esculpido, motivo pelo qual foi solicitado ao Iphan um parecer de atribuição de autoria",

As peças foram encaminhadas ao Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana, devido ao grande valor cultural e à falta de segurança no local. 

* Fonte: MPMG

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por