Um incêndio de causas ainda desconhecidas destruiu parte do Parque Natural Municipal que a Vale constrói em Governador Valadares, no Leste do Estado e seria inaugurado em janeiro de 2014. Os bombeiros foram acionados por volta das 20 horas de quarta-feira (12) e só conseguiram debelar as chamas na madrugada desta quinta-feira (13) depois de consumir 44 mil litros de água e empregar oito militares. O Parque será o primeiro da cidade e terá teatro, playground, mirante e trilhas. A programação era inaugurá-lo no aniversário de Valadares em 30 de janeiro. A Polícia Civil investiga o caso.
A suspeita é de que o fogo tenha começado pelo prédio administrativo, onde ficou concentrado e estava guardado o mobiliário, entre eles cadeiras, mesas e eletrodomésticos. E sido provocado por um curto-circuito próximo a caixas de papelão armazenadas. “É muito triste ver esse prédio em chamas. É um presente para a população e seria entregue em janeiro”, disse a secretaria de Meio Ambiente, Aparecida Pereira. A prefeita Elisa Costa (PT) também acompanhou o trabalho dos bombeiros.
A Vale informou, por meio de nota, que as chamas geraram apenas impactos materiais e “as causas estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, com suporte da Vale". Ainda de acordo com a mineradora, somente após a avaliação dos danos é que será possível estabelecer o cronograma para reconstrução da parte afetada pelo incêndio e contabilizar os prejuízos. Peritos trabalharam no local durante toda a manhã de ontem. A expectativa é que os resultados sejam apresentados na próxima semana.
Parque
Trilhas ecológicas, mirantes, playground, campo de pouso para pilotos de voo livre e um centro de educação ambiental estão entre as opções de lazer que o Parque Natural Municipal vai oferecer aos valadarenses. A estrutura está sendo montada em uma área de 400 mil metros quadrados no Parque das Aroeiras, bem aos pés do Pico da Ibituruna, cartão postal da cidade. Os recursos são da Vale e da ordem de R$ 12,5 milhões.
Com foco na educação ambiental e no lazer, será o primeiro parque público de Valadares – o mais próximo é o Parque Estadual do Rio Doce, a 100 kms de distância. A área foi escolhida por causa da proximidade com o Centro e a diversidade biológica que possui. Nela estão remanescentes de Mata Atlântica, aves e mamíferos. As construções são, em sua maioria, de madeira. Os dois mirantes, um projetado na direção do Rio Doce e outro no Morro do Urubu são atração á parte.