Incêndio fora de controle consome o Parque Nacional da Serra do Cipó

Álvaro Castro - Do Portal HD
08/10/2012 às 19:09.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:56
 (Luisa Cristina de Almeida Campos/Divulgação)

(Luisa Cristina de Almeida Campos/Divulgação)

Um incêndio fora de controle atinge o Parque Nacional da Serra do Cipó desde a última sexta-feira (5). Ele chegou a ser controlado no sábado, mas voltou a atingir a Unidade de Conservação, localizada em Santana do Riacho, próximo a Lagoa Santa, região Metropolitana de Belo Horizonte. Há suspeitas de que seja criminoso.

O Portal HD entrou em contato com a administração do parque, que confirmou a suspeita de incêndio criminoso. "Não temos dúvidas de que alguém que conhece a rotina dos brigadistas atravessou o rio e iniciou um novo foco após termos feito o primeiro controle", explicou o gerente do fogo do Parque, Paulo Sérgio Campos Avelar.

Segundo ele, as chamas começaram na sexta-feira (5) na parte baixa do parque, justamente a área aberta a visitação. Todo o entorno da sede foi queimado e visitantes chegaram a ficar em situação de risco, já que as labaredas atingiram o acesso à Cachoeira da Farofa, que contava com diversos banhistas. Cerca de 30 brigadistas, entre contratados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e voluntários atuam no combate. Nesta segunda-feira, dois aviões air tractor foram disponibilizados para auxiliar no combate.

Segundo explicou o gerente, ainda não foi feito um sobrevoo para precisar a área atingida, mas estima-se que pelo menos 5.000 hectares (aproximadamente 5.000 campos de futebol) foram queimados.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por