Incêndio no Calafate: teto de casa cai e laje ameaça ceder; fogo pode ter começado em lote vago
Segundo informações recebidas pelos bombeiros, chamas podem ser consequência de 'técnica de queima controlada' para eliminar a vegetação nas proximidades
O incêndio que atingiu duas residências e destruiu um galpão no bairro Calafate, região Noroeste de Belo Horizonte, na tarde desta segunda-feira (23) provocou danos estruturais nas casas. De acordo com os bombeiros, ninguém se feriu.
O fogo atingiu um cômodo externo de um imóvel e o teto acabou cedendo. As chamas também causaram danos estruturais em uma edificação vizinha ao galpão (parede com parede) e, pela ação do calor irradiado, a parede da cozinha dilatou. A ocorrência causou trincas e há risco de a laje ceder.
O incêndio começou no início da tarde. O Corpo de Bombeiros informou que 22 militares atuaram em duas frentes de combate para debelar as chamas, que também destruíram equipamentos, materiais de uma oficina que funcionava em um galpão, que teve perda total.
A Defesa Civil foi acionada para avaliação dos danos estruturais.
Sobre as possíveis causas, os bombeiros informaram não ser possível , ainda, afirmar se o incêndio começou na oficina, por um eventual curto circuito, e se alastrou para a vegetação. Ou se os focos começaram na vegetação e se propagaram para os imóveis.
A segunda hipótese é avaliada porque segundo informações recebidas pela corporação, teria ocorrido uma capina nas proximidades, durante a qual pode ter sido utilizada a técnica de queima controlada para eliminar a vegetação.
A perícia da Polícia Cicil foi então acionada para apurar os fatos.