Minas registrou o aumento de 114% no número de incêndios causados em vegetação no mês de maio, em comparação com o mesmo período de 2023. De acordo com os dados divulgados pelo corporação, em 2024 foram registrados 3.419 focos de incêndio apenas no mês de maio. No ano passado o número foi de 1.595. Em abril, o percentual também aumento em relação a 2023. Foram 525 incêndios, contra 1.299, um aumento de 144%.
Devido a esses números alarmantes, o Corpo de Bombeiros vai promover nesta terça-feira (18), uma atividade simulada de queima controlada no Parque Estadual Serra Verde, em Belo Horizonte, visando a regulação e o melhor aproveitamento das técnicas de combate a incêndio florestal.
Na ação, além do treinamento dos 25 cadetes em Gestão do Risco de Desastres, também serão testados os futuros oficiais da corporação para gerenciarem grandes ocorrências ambientais e coordenarem equipes e logística dedicadas à preservação do meio ambiente.
Os militares ainda informaram que a atividade é importante também para utilização planejada do fogo neste período, visando queimar a vegetação invasora, com o fim de mitigar os riscos de um grande incêndio e possível propagação nos meses de agosto, setembro e outubro, considerado os mais críticos para as espécies nativas do parque.