Com mais de 3 milhões de inscritos, o influenciador digital Sebastião Fernandes, mais conhecido pelos seguidores como “Seu Tião”, será o rosto da campanha publicitária “Se deu dúvida, é golpe”, da Polícia Militar de Minas Gerais, lançada nesta quinta-feira (17). A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre crimes cibernéticos.
Natural de Cana Verde, no Centro-Oeste de Minas, o influenciador é conhecido pelos bordões “Lepo”, “Ranqueio”, “Vorta”, "Xepo", entre outros que fazem sucesso nas redes sociais. Tião participou de uma série de conteúdos da PM com o intuito de alertar os mineiros sobre golpes virtuais.
Segundo a PM, a ação contará com diversas peças publicitárias como spot de rádio, vídeos, outdoors e cartazes com dicas de segurança que serão distribuídos em todas as regiões de Minas. Além disso, a corporação destacou que irá direcionar esforços para o levantamento de identificação de autores envolvidos em crimes cibernéticos.
Durante o lançamento da campanha, Tião revelou que sua esposa quase caiu em um golpe. “Ela recebeu um telefonema para mandar um dinheiro, falando que era meu filho pedindo dinheiro. Ela quase caiu, foi por pouco”, disse. “O golpe existe mesmo para toda banda, então o povo tem que ter cuidado”, concluiu Tião.
Segundo o chefe do Estado-Maior da PMMG, coronel Maurício José de Oliveira, a campanha é importante para que as pessoas fiquem mais atentas com os crimes cibernéticos. Além disso, o coronel destacou que a presença de Tião na campanha é uma tentativa de atingir toda a população de forma lúdica e mineira.
“Será uma série de vídeos para o compartilhamento nas redes sociais. Teremos banners, outdoors, uma divulgação virtual e impresso em ônibus, cinemas, para atingir de maneira massiva e consistente toda a população. Precisamos trabalhar na conscientização, muitas pessoas caem em golpes nem tão elaborados, mas atingem pessoas em tranquilidade”, afirmou o coronel.
*Estagiário, sob supervisão de Gledson Leão
Leia mais: