riscos à saúde

Inmet reforça alerta de baixa umidade em Minas e mais 11 estados

Nesses locais, umidade do ar deve ficar entre 20% e 12%

Agência Brasil
09/09/2024 às 14:55.
Atualizado em 09/09/2024 às 17:10
Seca e alta temperatura em Brasília. Pessoa com copo de água passa pelo Setor de Diversões Sul (Bruno Peres/Agência Brasil)

Seca e alta temperatura em Brasília. Pessoa com copo de água passa pelo Setor de Diversões Sul (Bruno Peres/Agência Brasil)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou, nesta segunda-feira (9), um alerta laranja de perigo para Minas, 11 estados brasileiros e o Distrito Federal (DF) devido à baixa umidade. Segundo o instituto, nesses locais o índice deve ficar 20% e 12%, com riscos à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça. 

Além de Minas e DF, o alerta vale para Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Paraná, São Paulo e Maranhão.

O instituto também emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial, para os estados do Acre, Amazonas, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul. Nesses locais, a umidade relativa do ar deve oscilar entre 30% e 20%.

A baixa umidade causa ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Entre as recomendações estão beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, evitar a prática de atividades físicas. Também são recomendados o uso hidratante para pele e umidificar o ambiente.

Ondas de Calor

O Inmet emitiu ainda um alerta de ondas de calor para os Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e parte de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O alerta vale até a quinta-feira (12). Nesses estados as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por