De olho no Selo Inmetro

Ipem-MG orienta os pais sobre como escolher brinquedos seguros para o Dia das Crianças

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
11/10/2022 às 18:43.
Atualizado em 11/10/2022 às 18:58

(Divulgação / Ipem-MG)

Na hora de escolher qual brinquedo comprar como presente no Dia das Crianças, comemorado nesta quarta-feira (12), pais e responsáveis devem estar atentos às orientações descritas nas embalagens.

Isso porque, apesar de entreter e divertir, os produtos podem trazer riscos para o público infantil. Neste mês, em função da data especial, fiscais do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) intensificaram a fiscalização em lojas que comercializam brinquedos.

O Ipem-MG é um órgão do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que, além de fiscalizar, avalia se os produtos estão de acordo com as conformidades determinadas pelos padrões brasileiros de fabricação.

Ao Hoje em Dia, o gerente de fiscalização do Ipem-MG, Leonardo de Souza Dias, esclareceu que, durante as diligências, o primeiro item verificado é a presença do selo do Inmetro na embalagem.

A chancela do instituto atesta que o brinquedo passou por testes de segurança, identifica se existem partes pequenas (que podem ser engolidas pelas crianças pequenas) e se está adequado para a faixa etária.

"O selo do Inmetro é um certificado de que o brinquedo passou por uma série de avaliações, que as informações da embalagem estão corretas e que os pais podem fazer uma compra seguraça", explicou o fiscal.

(Divulgação / Ipem-MG)

A garantia do Inmetro também leva em conta situações como a quebra do brinquedo, que pode se despedaçar em partes cortantes capazes de ferir a criança.

De acordo com Leonardo de Souza Dias, outro tópico avaliado é a toxicidade do produto. Nesse caso, é verificado se tintas usadas nos produtos são adequadas ou podem intoxicar crianças que, eventualmente, colocarem os brinquedos na boca.

Outro item de relevância é a indicação da idade indicada para uso do produto. O fiscal do Ipem-MG orientou os pais a se atentarem à classificação etária presente nas embalagens. "É preciso ficar atento a essa diferença de idade. Ficar atento se o brinquedo da criança mais velha não estará acessível à criança menor. Correndo o risco de machucar ou engasgar com peças pequenas", alertou.

Outra dica importante de Leonardo de Souza Dias é retirar o brinquedo da embalagem antes de entregar para a criança. "Isso evita que a criança se machuque com algum grampo, corra o risco de asfixia com plásticos, ou outro tipo de problema".

O fiscal do Ipem-MG lembra ainda que se deve adquirir esse tipo de produto apenas no comércio formal, com emissão de nota fiscal, para garantir que se comrpou um brinquedo de qualidade e que atende às normas do Inmetro.

Ele alertou ainda que, caso os pais ou responsáveis identifiquem produtos sem selo do intituto, devem comunicar à ouvidoria do Ipem-MG pelo telefone 08000-335-335 ou pelo site da instituição.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por