
O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Juliano Lopes (Podemos), assumiu nesta segunda-feira (7), de forma interina, a Prefeitura de Belo Horizonte em razão da viagem do prefeito Álvaro Damião (União Brasil) ao Peru.
O chefe do Executivo municipal irá participar de um evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para falar sobre parcerias público-privadas (PPPs) implementadas em BH.
Lopes ficará à frente da PBH por cinco dias. Pelas redes sociais, ele agradeceu a oportunidade e prometeu “continuar o bom trabalho que tem sido realizado” na capital mineira.
O presidente da CMBH assume a PBH porque a cidade está sem vice-prefeito desde o falecimento de Fuad Noman (PSD), em 26 de março. Damião, que era o vice, ocupou o cargo.
Enquanto Juliano Lopes administra a prefeitura de BH, a presidência da Câmara de BH será ocupada pela vereadora Fernanda Altoé (Novo).
Damião participa de fórum internacional sobre PPPs em Lima
Álvaro Damião participa nesta semana do principal fórum de diálogo sobre Parcerias Público-Privadas (PPP) na América Latina e no Caribe. O "PPP Américas 2025", realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), será sediado em Lima, no Peru, de 8 a 10 de abril. Neste período, os principais atores dos setores público e privado estarão reunidos para discutir, colaborar e avançar no desenvolvimento de projetos sustentáveis e de impacto em toda a região.
O evento vai reunir mais de 600 participantes, incluindo líderes governamentais, investidores e especialistas de 25 países das Américas, Europa e Ásia. O prefeito de BH vai apresentar a experiência da cidade na implementação de projetos estruturantes por meio de PPPs.
Entre os temas abordados relacionados a Belo Horizonte estão a gestão dos recursos hídricos, a melhoria da infraestrutura de água potável e saneamento, desafios para estruturar PPPs nesse setor e soluções financeiras e instrumentos para atrair investimento privado.
Além de detalhar as ações de BH na área de PPPs, o prefeito também vai debater com outros líderes internacionais e gestores públicos e privados a promoção de projetos sustentáveis para a melhoria de serviços prestados à população.
Leia mais: