GREVE

Justiça determina escala mínima no metrô de BH, mas estações amanhecem fechadas

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
Publicado em 26/08/2022 às 07:43.

(Raissa Oliveira/Hoje em Dia)

O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3) determinou uma escala mínima de 60% no metrô de Belo Horizonte, mas não houve avanço no acordo com categoria em greve e as estações amanheceram fechadas nesta sexta-feira (26).

O descumprimento da liminar é passível de multa de R$ 35 mil por dia. Os trabalhadores irão se reunir somente na tarde de hoje para avaliar os próximos passos da greve, iniciada ontem. Ou seja, quem precisaou do metrô pela manhã encontrou as estações fechadas, como ontem. A paralisação total obrigou passageiros a enfrentar ônibus lotados ou a pagar mais caro no transporte por aplicativo. 

No primeiro dia da paralisação total dos trens, passageiros precisaram buscar alternativas para conseguir chegar ao trabalho, ir à escola, comparecer a uma consulta médica ou a outros compromissos. Alguns enfrentaram aglomeração para embarcar nos ônibus durante os horários de pico. Outros tiveram que pagar mais caro para garantir o deslocamento por táxi ou transporte por aplicativo.

Na Estação Vilarinho, em Venda Nova, a reclamação foi geral. “Pego o metrô todos os dias. Vou ter que pegar um ônibus e depois andar 20 minutos”, contou a fiscal de loja Vera Lúcia da Silva, de 41 anos. 

João Guilherme, de 47, era outro prejudicado. Ele precisou recorrer ao transporte por aplicativo para não perder o médico. “Estou indo para uma consulta que custei para conseguir. Vou ter que pegar um Uber, mas hoje está daquele jeito, bem mais caro”.

Greve 

A greve ocorre após o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovar a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Minas. O Sindicato dos Metroviários (Sindmetro) afirma que a concessão terá como consequências demissões e aumento da passagem. 

O Sindimetro terá cinco dias para recorrer da decisão, que também determina o retorno de 100% dos serviços de segurança.

Reforço

Uma linha de ônibus – E019, Estação Eldorado/Belo Horizonte – foi ativada para atender passageiros de Contagem que dependem do metrô. A operação ocorre das 5h30 às 22h, com embarque pela estação Eldorado.

A BHTrans disse que a prefeitura possui um plano de reforço das linhas do transporte coletivo municipal que atendem as estações Vilarinho e São Gabriel. “Viagens extras são disponibilizadas de acordo com a demanda”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por