O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, afirmou, na noite dessa quinta-feira (6), que irá cancelar o contrato firmado com uma construtora - que previa obras para recuperação dos estragos na avenida Teresa Cristina após a chuvas - devido a supostas irregularidades no documento.
De acordo com reportagem da TV Globo Minas, exibida na noite dessa quinta, há diversas proximidades entre Kalil e os diretores de uma empresa (Empavi Construções) que é sócia da construtora licitada (Bali Construtora), como os fatos de eles já terem sido sócios de Kalil; de um deles já ter sido assessor do atual prefeito enquanto esse era presidente do Atlético e, por fim, um terceiro sócio ser parente do gestor público.
— Alexandre Kalil (@alexandrekalil) February 7, 2020Mais do que ser honesto, tem que parecer honesto. Não há contrato com dúvida no meu governo. Está cancelado o contrato questionado pela matéria da Rede Globo.
Cerca de duas horas após a exibição da reportagem na televisão, o prefeito utilizou o Twitter para afirmar que "não há contrato com dúvida" em seu governo e que, por isso, "está cancelado o contrato".
Procurada, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que os procedimentos para abertura de nova licitação serão iniciados ainda nesta sexta-feira (7). Apesar do contrato firmado, as obras para reparo da avenida ainda não haviam sido iniciadas e, portanto, continuarão paradas até a definição da nova licitada. A administração municipal também informou que nunca teve contrato com a empresa Empavi.
O Hoje em Dia procurou a Bali Construtora e a Empavi Construções e aguarda retornos.
Teresa Cristina novamente destruída
Na manhã desta sexta-feira (7), a avenida Teresa Cristina, na altura do bairro Madre Gertrudes, na região Oeste da capital, amanheceu com diversos sinais da força da chuva, com partes do asfalto arrancadas e crateras formadas na pista.