Kalil inaugura centro de proteção à mulher usuária de droga na Lagoinha: 'Inovador'

Lucas Eduardo Soares
30/11/2018 às 11:12.
Atualizado em 05/09/2021 às 15:19

(Lucas Eduardo Soares / Hoje em Dia)

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, inaugurou na manhã desta sexta-feira (30), na Lagoinha, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher. Primeiro equipamento dessa modalidade na cidade, a unidade atenderá cerca de 30 mulheres usuárias de drogas por dia com serviços de saúde, assistência social e educação. 

Para Kalil, o espaço é inovador no Brasil e auxiliará na reinserção dessas mulheres na sociedade. "É uma 'boia', pois temos que acolher, dar chance para elas que já são tão desprotegidas e sacrifricadas aos olhos dos brasileiros. Imagine para uma mulher drogada?", questionou o prefeito.

Por dia, de acordo com o chefe do Executivo municipal, cerca de 400 pessoas transitam na região da Lagoinha, na qual Kalil classificou como "Cracolândia". "É preciso revitalizar. E para revitalizar, é preciso ter onde colocar. Não adianta curar drogado se não tiver onde colocar. É simples", pontuou. 

No local, de acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), não está previsto pernoite das frequentadoras. De acordo com Márcia Alves, diretora de Prevenção ao Crime e à Violência da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), "a casa tem uma lógica de acolhida, cuidado e formação".

"Na acolhida, a pessoa é recebida por um profissional da psicologia ou da asssitência social, que vai fazer escuta, verificar se tem cadastro nas políticas públicas. Em seguida, ela poderá tomar um banho, lavar roupa, descansar, alimentar-se. Depois, serão oferecidas oficinas e uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) funcionará aqui", explicou. Horário de funcionamento é de 13h às 19h.

Casa

Localizado na rua Itapecerica, 632, o centro foi alugado com recursos da Prefeitura de Belo Horizonte. O espaço conta com uma casa de oito cômodos, além de dois barracões, com três cômodos cada, e receberá mulheres interessadas nos serviços e também aquelas orientadas pelas equipes do Consultório de Rua, do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e do BH de Mãos Dadas Contra a Aids. As unidades de saúde também poderão fazer encaminhamentos para o centro integrado.  

A inauguração faz parte das ações do projeto Cenas de Uso, desenvolvido pelo Comitê Coordenador da Agenda Intersetorial de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. 

(Lucas Eduardo Soares / Hoje em Dia)

(Lucas Eduardo Soares / Hoje em Dia)

(Lucas Eduardo Soares / Hoje em Dia)

(Lucas Eduardo Soares / Hoje em Dia)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por