Será encaminhado para um zoológico do Espírito Santo um leão apreendido em um circo na cidade de Passa Tempo, na região Centro-Oeste de Minas, nessa quarta-feira (3). O animal foi capturado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Lavras após uma denúncia anônima.
“Recebemos uma denúncia na terça-feira de que o animal estava em um circo em Piracema. Mas, como a atividade circense é itinerante, fizemos o rastreamento e o localizamos na quarta pela manhã”, contou o chefe do escritório Regional do Ibama em Lavras, Adriano Garcia de Souza.
Segundo ele, o leão, que tem aproximadamente 7 anos de idade, não apresentava ferimentos e estava bem alimentado. Porém, o animal estava em uma jaula de 6 metros quadrados, o que caracteriza maus-tratos.
Garcia reforçou que a apreensão foi feita também em cumprimento à Lei estadual nº 21.159, de 17 de janeiro de 2014, que proíbe a utilização de qualquer tipo de animal em espetáculos circenses. “Foi a primeira apreensão do Ibama em Minas após a aprovação da lei”, destacou.
).
Confira imagens do leão apreendido: