Foi aprovada nesta sexta-feira (17) a publicação do edital de concessão de BR-040, entre Juiz de Fora (Zona da Mata) e o Rio de Janeiro. Conforme a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a previsão é que o leilão ocorra em 30 de abril.
O trecho atualmente é administrado pela Via 040, encarregada pela manutenção e operação essencial da via. Ao todo, o projeto de concessão abrange três trechos da rodovia:
- BR-040/MG: do entroncamento com a antiga União e Indústria (bairro Triunfo), em Minas, até a divisa com o Rio de Janeiro
- BR-040/RJ: da divisa entre Minas e Rio de Janeiro até o entroncamento com a BR-116/RJ (Trevo das Missões), no Rio
- BR-495/RJ: do entroncamento com a BR-040/RJ, em Itaipava, até o entroncamento com a BR-040/RJ no Rio
O investimento é de R$ 8,8 bilhões. Veja as melhorias previstas:
- 13,1 km de duplicação;
- 86,6 km de faixas adicionais;
- 11,7 km de ciclovias;
- 3 túneis;
- 14,6 km de vias marginais;
- 13 correções de traçado;
- 13 viadutos;
- 12 passarelas;
- 32 pontos de ônibus;
- 1 área de escape;
- 1 Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros;
- 7 passagens de fauna
As empresas interessadas em assumir a rodovia deverão entregar as propostas na B3, em 25 de abril de 2025, das 10h às 12h. As propostas devem ser apresentadas em envelopes distintos e fechados, por meio de uma sociedade corretora registrada na bolsa.
O critério para o leilão será o maior desconto sobre a tarifa de pedágio. O abatimento máximo permitido sem a necessidade de um depósito adicional é de 18%. Caso o percentual proposto seja maior que esse limite, a concessionária deverá fazer um depósito financeiro, que garante o cumprimento de todas as obras previstas durante a concessão. O valor a ser depositado varia conforme o tamanho do desconto oferecido.
“Estamos com uma expectativa muito positiva sobre esse certame. Temos recebido interesse de diversos atores do mercado que estão estudando o projeto, e estamos confiantes de que haverá uma competição interessante na B3”, afirmou Felipe Queiroz, diretor da ANTT.