Lentidão e falta de informação são os principais problemas enfrentados no Move Metropolitano

Danilo Emerich - Hoje em Dia
Publicado em 28/04/2014 às 10:56.Atualizado em 18/11/2021 às 02:20.
 (Luiz Costa/Hoje em Dia)
(Luiz Costa/Hoje em Dia)
Sobraram problemas na estreia do Move Metropolitano em um dia útil. Falhas registradas na inauguração do sistema, no último sábado (26), se repetiram nesta segunda-feira (28), como falta de informação e erros técnicos, o que irritou os passageiros. 
 
No fim das contas, no horário de pico, os usuários quase não viram vantagem no meio de transporte, gastaram mais tempo nas viagens e alguns até tiveram que pagar mais para chegar ao destino, que antes faziam em um único veículo.
 
A reportagem do Hoje em Dia andou no Move Metropolitano pela manhã. Vinte falhas foram observadas, como atrasos para início das obras e implantação, que levaram a correria e a precariedade do sistema.
 
Confira os problemas encontrados:
 
1 – Ônibus lotados em horário de pico;
 
2 - Estações ainda em obras;
 
3 - Por volta das 7h40, o sistema de bilhetagem na Estação São Gabriel saiu do ar, gerando filas e demora para a compra do cartão Ótimo;
 
4 – As catracas de entrada na Estação São Gabriel não aceitavam a integração de algumas linhas, gerando atraso para conseguir acessar a plataforma de embarque;
 
5 - Os painéis de informação nas estações e nos ônibus do Move não estavam funcionando;
 
6 - Poucos agentes "posso ajudar" e mal posicionados;
 
7 - Poucas informações, placas, faixas para orientar passageiros onde embarcar;
 
8 - Motoristas com problemas para alinhar o veículo às plataformas;
 
9 - Cobradores e motoristas dos ônibus convencionais não sabiam informar sobre as mudanças;
 
10 - Ônibus convencionais não ofereceram o cartão Ótimo para passageiros;
 
11 - As estações de transferência Nova União e Sagrada Família, na avenida Cristiano Machado, não funcionaram;
 
12 - As portas das estação do Move Metropolitano, na avenida Santos Dumont, se abriam sozinhas, sem a presença de um ônibus;
 
13 - Sem indicação de onde é o embarque das diferentes linhas na Estação São Gabriel;
 
14 - Quem embarca nas estações da avenida Cristiano Machado não encontra onde comprar o cartão Ótimo, além da falta de agentes "posso ajudar" ou informações nestes locais;
 
15 - Cabine para a compra do cartão ótimo na avenida Santos Dumont está "escondida". Não há faixas ou placas informado que é ali que se compra o bilhete para usar o Move Metropolitano;
 
16 – Veículos registraram problemas mecânicos;
 
17 - Na pista exclusiva do Move, na Cristiano Machado, há um gargalo na altura da avenida Silviano Brandão. A única faixa não permite ultrapassagens, atrasando a viagens, já que o veículo atrás precisa esperar o da frente parar na estação de transferência;
 
18 – O Move Metropolitano atrasa ao dividir a pista com o trânsito comum, ao sair da estação, pegando um viaduto para fazer o retorno até a Via 240 e depois acessar a avenida Cristiano Machado;
 
19 – Vidro da cabine de venda de bilhetes da Estação São Gabriel dificulta comunicação com o vendendor;
 
20 – Incluíndo o tempo de baldeação, duração da viagem é superior ao comparar com ônibus convencionais.
 
Atualizada às 14h45
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