Lindeia concentra 20% das mortes por Covid no Barreiro; confira lista de bairros com mais óbitos

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
26/08/2020 às 21:32.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:23

(Lucas Prates)

Com registro de 20 mortes por Covid-19, o bairro Lindeia, no Barreiro, é o mais afetado pela epidemia do novo coronavírus em Belo Horizonte. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, na localidade foram confirmados 78 casos de pessoas que adoeceram pela doença, ou seja, um a cada quatro infectados que passaram por exames e testaram positivo no bairro evoluiu para o óbito. 

Observando o boletim epidemiológico do dia 21 de agosto (data em que se baseia o levantamento de óbitos por bairros divulgado pela PBH, é possível verificar que o Barreiro havia registrado 99 mortes por Covid. Ou seja, 20% dos óbitos registrados na regional, que é a mais populosa da capital mineira, estavam concentrados apenas no Lindeia.  

O levantamento da prefeitura mostra ainda que outros 11 bairros de Belo Horizonte registraram mais de dez mortes por Covid-19. Todos eles são da periferia ou possuem aglomerados. Os mais afetados pela epidemia são Cabana do Pai Tomás (17 mortes), Alto Vera Cruz (15), Mantiqueira (13), São João Batista (12) e Serra (12).

De acordo com o médico Estevão Urbano, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, é difícil cravar uma explicação para o grande número de pessoas que perderam as vidas nesses bairros, pois há muitos fatores que podem levar a um grande número de casos do novo coronavírus ou uma maior mortalidade.

“Seria maior chance de aglomeração? Seria o menor cumprimento dos regramentos sociais? Seria uma maior densidade populacional? São vários fatores que nos deixam pensativos”, afirmou o infectologista. “Talvez precisássemos atingir de forma mais concreta, nas periferias, o discurso que chama a responsabilidade do cidadão. Nessas regiões, é importante reforçar o discurso sobre o distanciamento social”.

Sem máscaras

A reportagem do Hoje em Dia foi ao centro comercial do bairro Lindeia e não viu aglomerações, mas verificou que várias pessoas andavam pelas ruas do bairro sem máscaras. A utilização do equipamento de prevenção é obrigatória por lei municipal e quem for flagrado sem máscara pode pagar multa de R$ 100.

Questionada sobre o que está sendo feito para reduzir a mortalidade por Covid no Lindeia, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que o motivo desta ocorrência demanda aprofundado dos dados.

A pasta lembrou que a região do Barreiro conta com 20 Centros de Saúde e uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), e que para enfrentamento da pandemia recebeu o Centro Especializado em Covid-19 (Cecovid –Barreiro).

Além disso, há um trabalho de prevenção no transporte público. “Diariamente são realizadas ações de fiscalização sanitária nos terminais de ônibus Barreiro e Diamante. Na fiscalização, equipes de enfermagem checam a temperatura e fazem o rastreamento clínico para identificar pessoas com sintomas respiratórios ou que tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Caso a pessoa abordada apresente sintomas de doenças respiratórias, ela é encaminhada para atendimento”, afirmou a secretaria.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por