
Será publicada na edição desta quinta-feira (4) do Diário Oficial do Município a lista oficial dos 1 mil professores aprovados no concurso do edital 3/2023 promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte. Serão chamados, também, 39 bibliotecários e 339 assistentes administrativos. As nomeações ocorrerão ao longo deste segundo semestre - média de 250 pessoas por mês.
Nesta terça-feira (3), a capital anunciou que deve ampliar em 1,8 mil o número de vagas para atender crianças em tempo integral ainda neste ano. Está prevista a construção de 12 escolas, das quais 11 serão dedicadas à educação infantil e uma ao ensino fundamental. A Prefeitura informou que as novas escolas serão equipadas com infraestrutura moderna e adequada às necessidades dos alunos e professores.
As escolas serão construídas por meio de Parceria Público-Privada (PPP): quatro Escolas Municipal de Educação Infantil (EMEIs) com obras iniciadas este ano e mais sete EMEIs e uma EMEF com obras previstas para 2025 - e entrega no mesmo ano.
Em relação às vagas, serão 1.800 novas para tempo integral para crianças já matriculadas em 2024 e que hoje estão em horário parcial. No ano que vem, a promessa é de expansão de vagas na educação infantil (cerca de 2.400 novas vagas em tempo integral ou 4.800 em tempo parcial) e no ensino fundamental (960 novas vagas), com a inauguração das 12 novas escolas.
Novo concurso
O secretário municipal de Educação, Bruno Barral, informou um novo concurso também está em planejamento, mas não antecipou quando será divulgado oficialmente ou lançado o edital.
* Com informações da PBH