Perigo

Lixão no passeio de escola obriga pedestre a disputar espaço com carros no bairro Aparecida, em BH

Pedro Faria
pfaria@hojeemdia.com.br
24/05/2023 às 18:09.
Atualizado em 24/05/2023 às 18:09

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

Pedestres que passam pela rua Cantagalo, onde fica a Escola Municipal Professor Cláudio Brandão, no bairro Aparecida, na região Noroeste de Belo Horizonte, tem que disputar espaço com carros no asfalto por conta de um lixão que ocupa todo o passeio.

Galhos de árvores, móveis quebrados, madeira, sacolas de lixo e até restos de comida estão entre os entulhos bem ao lado do colégio. A sujeira aumenta o risco de dengue e outras doenças.  

A professora Vânia Noronha, 61 anos, mora próximo ao local. Ela critica a falta de educação de parte das pessoas que joga lixo no local, mas também cobra intervenção urgente da prefeitura.

“Já tem mais de cinco anos que esse lixão está colado no muro da escola, impedindo a passagem de pedestres e alunos. Falta educação. Às vezes, eles passam até de carro, param e jogam o lixo ali”, contou.

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

Vânia relata que, mesmo com a limpeza da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), rapidamente o lixo volta a se acumular no local.

“Recolhem o material e não demora muito para voltar tudo de novo. Já vi de tudo lá. É gritante porque fica ao lado de um ambiente de educação. Já conversei com a diretora para fazer um projeto ali pra conscientizar, um grafite, mas não foi pra frente”, explicou.

Por nota, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) informou que se trata de um ponto crítico de depósito clandestino de lixo. Segundo o órgão, a retirada do entulho é feita regularmente. Uma nova limpeza estava prevista ainda para esta quarta. "A SLU solicita à população que colabore com a manutenção da limpeza, não jogando resíduos no local".

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por