Lixo recolhido em caminhões a gás em Belo Horizonte

Celso Martins - Do Hoje em Dia
05/07/2012 às 21:43.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:21

(Flávio Tavares)

Dois caminhões da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), movidos a gás natural, serão usados na coleta de lixo de Belo Horizonte, a partir do mês que vem. Os testes com esse tipo de combustível em veículos de cargas começaram nesta quinta-feira (5) em três utilitários doados por um fabricante italiano a uma transportadora. O mesmo fabricante vai doar os caminhões à SLU. O uso de veículos movidos a gás natural faz parte dos projetos de sustentabilidade da Prefeitura de BH. Carros com esse combustível emitem 96% menos gases poluentes, como o gás carbônico.   Um dos integrantes da Logística de Carga Urbana em Belo Horizonte, Geraldo Abranches Mota Batista, chefe de gabinete da presidência da BHTrans, informou que os testes com veículos movidos a gás vão durar um ano. As avaliações sobre os resultados e desempenho da frota serão feitas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e PUC Minas.   “A BHTrans, junto com a prefeitura, está buscando outras fontes de energia limpa para melhorar a qualidade de vida na capital”, disse Batista.   Durante um ano, a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) fará a doação do combustível que será usados nos cinco veículos. O convênio de cooperação técnica para os testes foi assinado entre a BHTrans, Gasmig, Iveco Latin, Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais e Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais.   A BHTrans informou que acompanhará o nível das emissões de poluentes para incentivar o uso do gás natural veicular como alternativa de menor impacto ambiental aos transportadores urbanos de carga.   O engenheiro mecânico Paulo de Assis Aguiar, especialista no uso de gás natural em automóveis, alerta que o combustível pode diminuir a potência de veículos de grande porte. “Belo Horizonte tem terrenos acidentados. Os testes serão de grande importância para avaliar o desempenho de veículos pesados, bem como qual o índice de redução dos poluentes na atmosfera”, afirma.   Mas o especialista defende o uso do gás natural para outros veículos utilitários, como vans de entrega de pequenas mercadorias, que não perdem potência mecânica com este tipo de combustível alternativo.

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