Lou-Lou e Leon virão para garantir a reprodução da espécie de Idi Amin

Renata Galdino - Hoje em Dia
04/09/2013 às 07:09.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:37

Os dois gorilas que farão companhia a Imbi no Zoológico de Belo Horizonte, conforme o Hoje em Dia antecipou na edição de ontem, virão da Espanha e Inglaterra. Os cuidadores de Leon, de 14 anos, e Lou-Lou, de 9, fazem os preparativos para a viagem até a capital mineira. O casal terá como objetivo formar família, dando continuidade ao projeto da Fundação Zoo-Botânica de reproduzir a espécie Gorilla gorilla, a mesma de Idi Amin, morto em 7 de março de 2012.

Leon pesa 200 quilos e é da subespécie gorila da planície ocidental, sob risco de extinção. Ele vive no Zoológico Loro Parque, em Tenerife, na Espanha, em um recinto de cerca de 3.500 m2 com outros cinco machos da mesma espécie, inclusive um irmão. A fêmea Lou-Lou, de 80 quilos, virá do Zoo de Howletts, em Canterbury, Inglaterra.

Segundo o representante do zoo de Tenerife, Juan Vicente Martinez, Imbi e Lou-Lou serão as primeiras fêmeas com as quais Leon terá contato após a separação da mãe, em Israel, há cerca de 8 anos. Juan vai acompanhar Leon na viagem, para evitar o estresse do primata. Para ele, a adaptação dos gorilas é certa, já que o clima e as instalações em BH são parecidos com os do Loro Parque.

Os gorilas virão por empréstimo. Uma bióloga do departamento de mamíferos do zoo da capital participou, nos últimos dois meses, de um curso de atualização no manejo de gorilas na Fundação Aspinall, na Inglaterra.

A Fundação Zoo-Botânica não se pronunciará sobre o assunto, por enquanto. Por meio da assessoria de imprensa, informou que as negociações estão adiantadas e que estão sendo solicitadas, ao Ibama e ao Ministério da Agricultura, as licenças sanitárias para as transferências.

A concretização do empréstimo depende da finalização da logística de transporte e do atendimento aos requisitos sanitários de cada país envolvido.

Não há previsão da chegada do casal, mas especula-se que poderá ser ainda este ano. O transporte prevê a saída deles de Tenerife e da Grã-Bretanha com chegada ao Aeroporto do Galeão, no Rio, de onde virão em transporte rodoviário. A exposição dos gorilas ao público só deverá ocorrer no primeiro semestre de 2014.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por