O abuso da ingestão de bebidas alcoólicas tem sido uma das maiores preocupações durante o Carnaval de Belo Horizonte. Balanço parcial divulgado nesta terça-feira (13) pela prefeitura aponta de 250 ocorrências gerais, sendo a maioria relacionada à intoxicação por bebidas.
Em 12 dias de acompanhamento, considerando até o atual momento, foram realizados os desfiles de 345 blocos nas ruas e avenidas da capital. Segundo a PBH, o número de ocorrências corresponde a menos de uma por bloco, o que segundo a administração municipal, reafirma a importância da atuação conjunta e planejada.
A folia na capital contou com a participação de mais de 20 instituições e 500 servidores e funcionários atuando de forma conjunta em um Posto de Comando, local onde os representantes de diversas instituições da prefeitura e de outros órgãos se reúnem para acompanhar em tempo real a festa, na tentativa de identificar problemas eventuais.
"Nós precisamos agradecer os foliões, os blocos e as Escolas de Samba que estão fazendo o Carnaval de Belo Horizonte. São eles que estão fazendo e dando a grandeza ao Carnaval. Cabe a prefeitura se mobilizar para criar uma infraestrutura suficiente para atender os foliões. O povo é o dono da festa e os números são extramente positivos", disse o prefeito Fuad Noman.
Até o momento, foram registrados 15.922 empenhos de agentes de Segurança (sendo 6.663 da Guarda Civil Municipal), 2.784 empenhos de agentes de apoio ao Trânsito, 1.172 empenhos de equipes de Fiscalização, 1.306 empenhos de equipes de Saúde, 13.645 empenhos de agentes de Limpeza e 166 Equipes Volantes Integradas, compostas pela Fiscalização, Guarda e com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais.
Além do Posto de Comando específico para o Carnaval 2024, a Sala de Controle Integrado do COP-BH permanece ativa 24 horas por dia. Com a instalação de mais 357 novas câmeras para o Carnaval, que se somaram às outras 462 câmeras instaladas do projeto Centro de Todo Mundo, no final de 2023, o COP-BH passou a visualizar as imagens de 4.589 câmeras distribuídas por toda a cidade.
* Com informações da PBH
Leia mais: