Mais cinco ônibus foram retirados de circulação em Belo Horizonte durante fiscalização em empresas de transporte coletivo realizada nesta quinta-feira (29). Agentes da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), BHTrans e da Guarda Municipal encontraram irregularidades no sistema de elevador e no freio de porta dos veículos em uma empresa localizada no bairro Betânia, região Oeste da capital
Ao todo foram realizadas 21 autuações, durante mais uma etapa da Tolerância Zero. Ação tem como objetivo buscar os ônibus que estão rodando sem a autorização de tráfego. Outro objetivo da operação é vistoriar os ônibus que tiveram mais reclamações feitas pela população no canal de WhatsApp, no PBH App e também no portal de serviços da prefeitura.
Tolerância Zero
A política de Tolerância Zero foi anunciada em 25 de janeiro e no primeiro mês foram realizadas 382 ações de fiscalização do transporte coletivo, realizando 3.112 vistorias em ônibus. Durante as vistorias foram emitidas 3.810 autuações, além 138 autorizações de tráfego (AT) recolhidas e oito veículos recolhidos ao pátio do Detran-MG.
Além das autuações e do recolhimento das AT e dos veículos, as empresas concessionárias não recebem a remuneração complementar quando não cumprem as determinações da lei em relação à pontualidade e qualidade dos veículos.