Quem mora em Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Varginha e Uberlândia poderá a partir de agora solicitar a emissão de passaporte sem sair da cidade. Um convênio assinado nesta quarta-feira (9) entre o Governo de Minas e a Polícia Federal vai permitir que o serviço seja realizado nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos municípios.
Segundo a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, a implantação do procedimento deve ter início imediato e o primeiro município contemplado será Juiz de Fora, na Zona da Mata. A previsão é de que até fevereiro o serviço já esteja funcionando. Nos demais municípios o procedimento deve ser implantado de maneira gradativa.
Além da emissão de passaportes, outros procedimento realizados pela Polícia Federal como registro de porte de armas, atendimento a estrangeiros, Delegacia de Químicos e Comissão de Vistorias também serão disponibilizados. Após a implantação do convênio nos cinco municípios, alguns serviços da PF devem ser estendidos às unidades de Uberaba e Divinópolis
O vice-governador Alberto Pinto Coelho, que presidiu a solenidade de assinatura do convênio, destacou a importância do evento e os benefícios para os cidadãos. “Em todos os projetos do Governo do Estado o que se deseja é a melhoria da qualidade de vida da população e a valorização da cidadania. Este convênio alcança o cidadão e facilita o seu dia a dia”, afirmou.
Cemig
Ainda nesta quarta-feira, o Governo firmou convênio com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para a disponibilização de 98 tipos de atendimentos em todas as 28 UAIs do Estado. Entre os serviços oferecidos estão a alteração da data de vencimento da conta, atualização de endereço de entrega da fatura, pedido de encerramento contratual, informação sobre falta de energia ou interrupção de energia, entre outros.