Às vésperas de mais um fim de semana de folia em grande parte das cidades de Minas, a Polícia Militar cumpriu uma série de prisões com o objetivo de garantir à população durante o Carnaval. Ao todo, 126 foragidos da Justiça foram retirados da rua entre quinta-feira (1º) e esta sexta-feira (2).
Denominada “Operação Minas em Segurança”, a ação vai durar até a próxima quinta-feira (8) e tem como objetivo aumentar a sensação de segurança, reduzir a criminalidade e a violência em todo estado durante o período de Carnaval no estado.
Pessoas, veículos e embarcações suspeitas poderão ser abordadas durante blocos e eventos da folia, segundo a Polícia Militar. Além disso, militares vão intensificar a fiscalização contra os rolezinhos e “rangangan”.
Operações
Ao longo do período, será implementada operação para abordagens a pessoas, veículos e embarcações suspeitas nas regiões de balneários no Estado. As características suspeitas que serão analisadas, porém, não foram listadas pela corporação.
Também será implementada a ação “Segurança no Campo”, com objetivo de enfrentamento aos crimes em zonas rurais do estado. Além disso, a operação Rolezinho promete reduzir a prática de infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Dentro do planejamento, está previsto o emprego de efetivo do policiamento ostensivo geral, policiamento de trânsito urbano e rodoviário, policiamento de Meio Ambiente, além de ações de inteligência e emprego de unidades especializadas.