Meio Ambiente

Mais de 300 aves silvestres e exóticas são recuperadas em operação em 10 cidades de Minas

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 29/05/2023 às 12:00.

(Semad / Divulgação)

Realizada de 22 a 26 de maio deste ano, a operação “Bicho do Mato III”, comandada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), com apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente e Instituto Estadual de Florestas (IEF), aplicou R$ 1,132 milhão em multas e resgatou 314 aves silvestres e exóticas em 10 municípios da região Leste e do Vale do Jequitinhonha: Jacinto, Almenara, Jequitinhonha, Felisburgo, Rubim, Rio do Prado, Palmópolis, Novo Cruzeiro, Itambacuri e Malacacheta.

Segundo a Semad, foram fiscalizados 87 alvos, com 46 autos de infração emitidos. Um total de 260 aves silvestres foram apreendidas,159 destinadas à soltura imediata. Também foram apreendidas 54 aves exóticas, dois jabutis e 24 armadilhas. Das espécies resgatadas, 16 são ameaçadas de extinção, incluindo quatro papagaios do peito roxo, raramente avistado na natureza.

(Semad / Divulgação)

A principal ocorrência registrada foi "transportar, ter a posse, utilizar, guardar ou ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre nativa ou em rota migratória sem devida permissão ou autorização do órgão ambiental competente ou em desconformidade com o autorizado ou permitido".

Triagem
Os animais com anilha foram submetidos à análise do equipamento. De acordo com a Semad, foram encontrados vários animais recém-capturados. “A soltura imediata de pássaros apreendidos nessa condição foi avaliada em conjunto com técnicos experientes e apoio de médicos veterinários”, explicou Marina Fernandes Dias, diretora de Estratégia em Fiscalização Ambiental da secretaria.

No entanto, essa soltura só pode ocorrer nos casos em que o animal não apresente problemas que possam impedir sua sobrevivência ou adaptação em vida livre, além de ser uma espécie de ocorrência natural no local.

Os animais que não apresentaram condições para soltura foram levados para os Centros de Tratamento e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas) de Belo Horizonte e Montes Claros.

(*) Com Agência Minas.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por