BAIXA ADESÃO

Mais de 65% dos maiores de 40 anos ainda não tomaram 4ª dose da vacina contra Covid em BH

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
06/09/2022 às 14:47.
Atualizado em 06/09/2022 às 14:54
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mais de 65% da população acima de 40 anos, já convocada para a quarta dose da vacina contra Covid-19, ainda não procuraram os postos de saúde para receber o reforço em BH. O dado foi divulgado pela prefeitura da capital nesta terça-feira (6).

De acordo com a administração municipal, o número de pessoas acima dos 40 anos aptas a receber o reforço é de 1,2 milhão. No entanto, apenas 34,9% se imunizaram.

Ampliação

Enquanto isso, pessoas entre 30 e 39 anos ainda aguardam a ampliação dos grupos para receber a 4ª dose. Segundo a prefeitura, o público nesta faixa etária é de 400 mil belo-horizontinos. 

O prefeito de BH, Fuad Noman (PSD) disse, nesta manhã, que a ampliação depende de nova ordem no Ministério da Saúde. "Quem define quem vai vacinar é o Ministério da Saúde. Não podemos vacinar pessoas abaixo de 40 anos porque não temos recomendação. Quando falarem que pode, eles mandam vacina e a gente aplica", explica. 

O chefe do Executivo acredita que, apesar da baixa procura, com a queda dos índices da pandemia, a falta de pessoas vacinadas com a 4ª dose não deve causar grandes impactos nos números de contaminação.

"Nós gostaríamos que todos pudessem vacinar mais. Mas como o índice de transmissão e de morte tem caído muito, a gente espera que esse evento continue e que a falta de vacinação desse público já convocado e dos que ainda não foram, não afete tanto", opina.  

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que segue as orientações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, e que para a convocação de novos públicos é imprescindível que novas remessas de vacinas sejam entregues ao município.

"A SMSA reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a continuidade do processo, tão logo as doses sejam entregues", garante.

Locais de vacinação

Segundo a PBH, os locais de vacinação são dinâmicos e passam por alterações diariamente por questões de logística para evitar aglomeração do público. Os Centros de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os endereços podem ser conferidos aqui

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por