Mais de 7 mil crianças foram vacinadas contra a paralisia infantil no último sábado (8) em Belo Horizonte, quando foi realizado o Dia D da campanha nacional. Os 152 postos de saúde ficaram abertos, e a imunização foi oferecida, também, em um ponto instalado no Parque Municipal.
A campanha continua até esta sexta-feira (14). A prefeitura informa que mais de 16 mil doses já foram aplicadas em crianças menores de 5 anos. Antes de iniciar a campanha, a cobertura vacinal para crianças menores de 1 ano estava em 68,5%, alcançando agora 75%, ainda abaixo da meta nacional de 95% estipulada pelo Ministério da saúde.
O esquema vacinal inclui três doses injetáveis para menores de 1 ano e reforço oral para crianças de 1 a 4 anos com esquema completo.
A apresentação de documento de identificação com foto, CPF e cartão de vacina é necessária para receber a dose. Os centros de saúde, postos extras e no serviço de atenção à saúde do viajante, fará a aplicação da vacina.
A doença, causada por um vírus que infecta crianças e adultos, pode provocar imobilidade ou enfraquecimento permanente de braços e pernas. A baixa cobertura vacinal continua sendo um risco para a propagação da doença, tornando a imunização uma medida crucial de prevenção.
* Com infos da PBH