Transporte Público

Mais de 80% dos usuários reclamam de problemas nos ônibus metropolitanos e de BH à noite

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
Publicado em 15/07/2022 às 16:47.Atualizado em 15/07/2022 às 17:03.

Usuários que dependem do transporte coletivo municipal e metropolitano, em BH, durante a noite, reclamam de problemas no serviço. Segundo pesquisa realizada por entidades do comércio da capital, 83% dos usuários relataram problemas na volta para casa, após as 22h.

O levantamento apontou que, dos 532, 225 passageiros precisam de apenas uma linha de ônibus, 231 recorrem a dois coletivos e 76 precisam de três no trajeto entre a casa e o trabalho.

O pior resultado, segundo a pesquisa, foi observado em pessoas que dependem de dois ônibus. Dos 307 entrevistados que necessitam do segundo coletivo, 92% relataram problemas de horário.

Para 86% das pessoas que dependem de três ônibus, os horários também são irregulares.

O que dizem os responsáveis
Ao ser questionado sobre o tema, o prefeito de BH, Fuad Noman, respondeu à imprensa, nesta sexta-feira (15), que são realidades diferentes, já que as linhas metropolitanas não receberam subsídio do Estado, conforme implantado na capital nesta semana.

Ao ser comunicado sobre os resultados da pesquisa, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setra-BH), disse que o levantamento contempla um cenário anterior ao aumento de viagens iniciado nesta semana, e que a pesquisa não distinguiu o sistema de transporte municipal e metropolitano. Além disso, afirmou que o sistema metropolitano está operando em julho com horários de férias escolares.

"A integração é, talvez, o maior gargalo para quem depende do transporte público, principalmente à noite. De nada resolve linhas de ônibus circulando em grande quantidade para levar um passageiro da Savassi ao Centro se ele, ao chegar no Centro, não tem o ônibus para a região metropolitana", destacou o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG), Matheus Daniel.

O Setra-BH afirmou ainda que, desde 12 de julho, técnicos do Transfácil e da BHTrans estão avaliando conjuntamente todas as intervenções necessárias para ajustar e adequar a demanda de passageiros em algumas linhas e trechos.

O levantamento foi organizado conjuntamente pela Abrasel-MG, Associação Mineira de Supermercados (Amis), Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão), Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG).

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