Em mais uma ação de repatriação, um grupo de 104 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou no Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE) na manhã desta sexta-feira (28), por volta das 10h.
Após a chegada em solo cearense, os repatriados embarcarão em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (MG), em Confins, na região metropolitana. A previsão de chegada na capital mineira é para as 15h desta sexta-feira.
A iniciativa, que envolve diversos órgãos do governo federal, tem como objetivo garantir um acolhimento digno e humanizado aos cidadãos que retornam ao país.
Tanto em Fortaleza quanto em Confins, estruturas especiais foram preparadas para receber os brasileiros. Na capital cearense, o acolhimento inicial ocorre no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM). Já em Confins, os repatriados serão recepcionados em uma sala exclusiva e adaptada, com infraestrutura de apoio providenciada pelas concessionárias Fraport e BH Airport.
A operação de recepção humanitária é fruto de uma coordenação interministerial, liderada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e que conta com a participação dos Ministérios da Saúde (MS), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), das Relações Exteriores (MRE), da Defesa (MD) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP), além da Polícia Federal, governos estaduais e as concessionárias aeroportuárias Fraport Brasil e BH Airport.
Este voo marca mais uma etapa nas ações de repatriação de brasileiros deportados dos Estados Unidos, um fluxo que se intensificou desde o governo Trump. Este é o quinto voo de deportados a chegar ao Brasil desde o início do ano.