Mais uma obra para tentar melhorar mobilidade em BH

Carlos Calaes - Hoje em Dia
07/03/2013 às 06:42.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:39

(Frederico Haikal)

Antes de junho do ano que vem, quando será sede para importantes jogos da Copa do Mundo, Belo Horizonte receberá obras importantes que redefinirão a questão da mobilidade em toda a cidade. Dentre as intervenções estão a conclusão do Bus Rapid Transit (BRT), do Boulevard Arrudas e das chamadas vias 210 e 710.

Quem garante isso é o diretor de Infraestrutura da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Cláudio Neto. “Não estamos construindo só para a Copa do Mundo. As obras ficarão mais como um legado e mudarão a capital mineira”, afirmou.

Nesta semana, a Sudecap iniciou a sétima etapa das obras da Via 210, com intervenção na rua Úrsula Paulino, nas proximidades do Anel Rodoviário. Para Neto, a Via 210 é uma das mais importantes obras, pois representa a ligação viária entre as regiões Oeste e do Barreiro. Também faz a conexão de vias arteriais de grande capacidade e abrangência metropolitana (Via do Minério e avenida Teresa Cristina) ligadas de forma precária.
 

Setembro

Com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor de R$ 72 milhões, a conclusão da Via 210 está prevista para setembro deste ano, ou seja, antes da Copa do Mundo. Neto também avalia que a Via 210 é uma obra muito importante para o restabelecimento da mobilidade.

A via permitirá a interligação de bairros como São Geraldo, Boa Vista, Sagrada Família, União, Fernão Dias e as avenidas dos Andradas e José Cândido da Silveira. O trecho tem o seu início na avenida dos Andradas, principal corredor radial da região Leste, e finda na avenida Cristiano Machado, no principal corredor da região Nordeste. O valor previsto para a obra é de R$ 78 milhões. Ela deverá ser concluída em dezembro deste ano.

A implantação do Boulevard Arrudas, trecho entre avenida do Contorno e a rua Aquidabã, também faz a recuperação estrutural da laje de fundo e paredes e recobrimento do canal do ribeirão Arrudas. A obra foi iniciada em setembro de 2011 e deve ser finalizada em maio deste ano, ao custo de R$ 234,2 milhões.

As intervenções do BRT acontecem nas avenidas Paraná e Santos Dumont, no Centro da cidade, e ao longo das avenidas Antônio Carlos, Pedro I, Pedro II, Vilarinho e Cristiano Machado. Estão previstas para serem concluías em janeiro do próximo ano, ao custo de R$ 588,15 milhões.

Os dados financeiros são do Portal Transparência.

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