Prevenir-se contra o câncer de mama é possível até mesmo durante uma passagem rápida pelo banheiro. Graças ao projeto Pontos de Prevenção, clientes de restaurantes, shoppings e lojas podem simular o exame de toque e aprender a detectar as principais alterações encontradas nos seios com a ajuda da “mamamiga”, modelos didáticos que imitam as glândulas mamárias femininas.
A “mamamiga” é dividida em quatro partes. Uma totalmente saudável. Nas outras, nódulos malignos em três estágios diferentes. A iniciativa é da Associação de Prevenção do Câncer na Mulher (Asprecam).
Uma das empresas que aderiu ao projeto é o Shopping Del Rey, na região da Pampulha. “É uma forma mais atuante de participar do Outubro Rosa, envolvendo o público”, disse a gerente de marketing Gisele Leal.
O mastologista, fundador e diretor da Asprecam, Thadeu Provenza, explicou que muitas mulheres deixam de realizar o autoexame por desconhecimento. “Pretendemos manter as mulheres informadas e conscientes do diagnóstico do câncer de mama e de como fazer o autoexame”. Provenza salientou que o toque não exclui a mamografia.
A ecóloga Paola Farias, de 24 anos, aprovou a iniciativa. “Temos muita informação sobre a importância do autoexame, mas nem sempre sabemos a que tipo de alteração devemos ficar atentas”.