Manifestantes montam acampamento em frente ao Palácio Mangabeiras

Janaína Oliveira - Hoje em Dia
Publicado em 06/12/2015 às 18:52.Atualizado em 17/11/2021 às 03:14.

Cerca de 40 aprovados no concurso público para agentes penitenciários e socioeducativos em todo o Estado, mas que ainda não foram foram convocados, estão acampados em barracas nas proximidades do Palácio Mangabeiras, residência oficial do governador, na zona Sul de Belo Horizonte. Os manifestantes alegam que fizeram as provas em 2014, porém até hoje não foram efetivados. Eles pedem celeridade no processo e afirmam que só deixam o local após uma conversa com Fernando Pimentel.

O protesto conta com faixas, cartazes e até um bolo com as fotos do governador e do secretário de Estado de Defesa Social (Seds). “Hoje é aniversário de dois anos do edital. São dois anos de sofrimento para quase 6 mil famílias”, disse Wagner Simões, um dos aprovados no concurso e porta-voz da comissão dos candidatos.

Os manifestantes pedem o início da capacitação em fevereiro do próximo ano e a posse já em maio de 2016. Segundo eles, o cronograma do governo estadual estabelece início dos cursos de formação dos agentes em maio de 2016 e nomeação somente em 2017.

“Isso é imoral. O governo não percebe o tamanho do problema social que está gerando. Na campanha, o Pimentel disse que o lema era ouvir para governar. Então esperamos que ele nos ouça”, afirmou Alex Robson, também aprovado no concurso e à espera da nomeação.

 

protesto de agentes penitenciários

Diversas barracas foram montadas no entorno do palácio (Foto: Janaína Oliveira/Hoje em Dia)

Em nota divulgada no dia 20 do mês passado, a Sedes informou os cronogramas das etapas dos concursos públicos para os cargos de agente de segurança penitenciário e agente de segurança socioeducativo, que preveem a nomeação de 4.373 novos servidores. No primeiro caso, os exames médicos foram marcados para começar em janeiro do ano que vem, com previsão de término em abril do mesmo ano. Já para os agentes socioeducativos, os exames acontecem entre janeiro e fevereiro de 2016.

Só então será iniciada a 6ª etapa, que é o curso de formação profissional – entre maio e novembro, para agentes penitenciários e entre março a setembro de 2016, para os profissionais socioeducativos.

Atualmente, os dois concursos estão na 4ª etapa (investigação social e conduta ilibada). A Seds afirmou que a convocação para esta fase aconteceu dia 20 de junho, após a atual gestão conseguir a liberação de R$ 1,4 milhão para dar continuidade ao processo. São seis fases no total. A secretaria informou ainda que a execução da 6ª etapa (curso de formação técnico profissional), para ambos os cargos, está condicionada à previsão de custos da Lei Orçamentária Anual de 2016.

protesto de agentes penitenciários
Bolo foi levado pelos manifestantes para "ironizar" a demora na convocação (Foto: Janaína Oliveira/Hoje em Dia)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por