Av. Afonso Pena

Manifestantes ocupam porta da Prefeitura de BH em protesto contra despejo de ocupações

Grupo exige uma reunião com o prefeito Fuad Noman (PSD) para evitar o despejo em duas ocupações no Centro da capital

Pedro Santos*
pedro.sousa@hojeemdia.com.br
Publicado em 29/02/2024 às 10:17.Atualizado em 29/02/2024 às 12:49.

Manifestantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocupam a porta da Prefeitura de Belo Horizonte, na avenida Afonso Pena, região Central, na manhã desta quinta-feira (29). O grupo exige uma reunião com o prefeito Fuad Noman (PSD) para evitar o despejo de famílias em duas ocupações no Centro da capital: a ocupação Maria Carolina de Jesus e a Maria do Arraial. 

Um dos líderes do movimento, Cristiano Araújo Coelho, de 27 anos, afirma já ter protocolado pelo menos três ofícios na prefeitura pedindo reuniões com Fuad para tratar da questão. Ele afirma que cerca de 130 famílias correm o risco de ir para a rua caso o Executivo Municipal não atenda o pedido.

“Decidimos fazer a manifestação para pedir esse diálogo com a prefeitura e conseguir barrar o despejo que está ameaçado essas duas ocupações. São mais de 130 famílias com risco de ir para a rua. E além disso, queremos chegar em uma solução definitiva para as ocupações, de revitalizar os prédios, usar os instrumentos já previstos pela prefeitura para regularizar as ocupações”, afirma.

Araújo contou que os manifestantes vão ficar na porta da prefeitura até serem atendidos pelo prefeito. No início da manhã, uma faixa da via, sentido Mangabeiras, chegou a ser interditada.

Em nota, a PBH informou que as ocupações estão acontecendo em prédios particulares, que estão em andamento ações de reintegração de posse dos proprietários, não fazendo o executivo municipal parte integrante do processo. 

Veja nota na íntegra:

"A Prefeitura de Belo Horizonte informa que já se reuniu com os representantes do MLB. O movimento solicitou a participação da Prefeitura nas ações de reintegração de posse das Ocupações Carolina Maria de Jesus e Maria do Arraial. Entretanto, como essas ocupações estão acontecendo em prédios particulares, estão em andamento ações de reintegração de posse dos proprietários, não fazendo a PBH parte integrante do processo. Mesmo diante desse cenário, a Urbel se dispôs a se reunir novamente com os representantes do MLB para diálogo e providências cabíveis."

*Estagiário sob supervisão de Gledson Leão

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por