Até junho Belo Horizonte vai ganhar seu primeiro “Mapa das Artes” – uma espécie de guia cultural com informações necessárias aos turistas e moradores sobre as principais redes e equipamentos culturais da capital, região metropolitana e Central do Estado. A notícia foi divulgada na manhã de ontem pela secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, durante coletiva de impressa sobre a parceria entre a Campanha de Popularização de Teatro e Dança e o Caminho das Artes, em Nova Lima.
Na última semana, Eliane reuniu-se com a cúpula da Fundação Municipal de Cultura de BH onde os primeiros passos começaram a ser dados e um estudo inicial passou a ser elaborado. Apesar de embrionário, o estudo já identificou alguns dos principais equipamentos, como no chamado “Corredor Cultural Praça da Estação” – fazendo parte dele a Funarte, o Museu de Artes e Ofícios, Espaço CentoeQuatro, Serraria Souza Pinto, Centro de Referência da Juventude e as sedes dos grupos Espanca e Giramundo.
Na Avenida Afonso Pena farão parte do “Mapa das Artes” o Cine Theatro Brasil, Centro de Arte Contemporânea, Palácio das artes, Museu dos Brinquedos, Oi Futuro e o Teatro Francisco Nunes. Na Rua da Bahia foram mapeados o Museu Inimá de Paula, Centro de Cultura de BH, teatros da Cidade e Clara Nunes, Sesc Palladium e Minas Centro.
Segundo a secretária, o projeto será uma parceria entre o Estado e a prefeitura de BH, e todos gestores dos equipamentos serão contactados. Ainda de acordo com Eliane, entre as ações que serão desenvolvidas para divulgar o “Mapa das Artes” está a criação de material gráfico e um site específico.
Fora da capital, a secretária assegura que também entrarão no “Mapa das Artes”, espaços como Inhotim (em Brumadinho) e as cidades históricas, como Ouro Preto. “O objetivo é criar um guia claro a tempo de fazer parte dos serviços para a Copa do Mundo”.
Campanha
A partir do próximo final de semana, a Campanha de Popularização de Teatro e Dança ganha um novo e importante aliado: o Caminho das Artes, uma associação formada por grupos de teatro e dança. Nos dias 7, 8 e 9; 14, 15 e 16 deste mês, quatro sedes de diferentes companhias abrigarão nove espetáculos. Entre os espaços estão a sede do Quik Espaço Cultural; o Centro de Arte Suspensa Armatrux; o Espaço de Acervo e Criação Compartilhada; a Sede do Grupo Atrás do Pano. Como os espaços estão localizados em Nova Lima, o transporte será oferecido gratuitamente pela Campanha com saídas do Palácio das Artes. Veja os horários das peças e da saída dos ônibus no www.sinparc.com.br.