Material hidráulico recuperado de Bento Rodrigues será reutilizado

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
27/06/2016 às 12:22.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:04

(Divulgação)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Mariana está recuperando parte do material hidráulico que compunha o sistema de captação, tratamento e distribuição de água de Bento Rodrigues, município que foi arrasado pela lama que desceu da barragem da Samarco, rompida no dia 5 de novembro de 2015. A estação de tratamento estava passando por obras de ampliação. Por estar em um ponto mais alto do povoado, ela não foi atingida, mas as redes foram levadas e, sem os moradores, toda a estrutura ficou inválida.
 Divulgação

Imagens da estação de tratamento antes da tragédia do dia 5 de novembro


Os materiais recuperados serão utilizados em obras e melhorias no sistema de abastecimento de água em diversas localidades do município. O SAAE fez todo o recolhimento dos materiais e os listou, apontando 21 itens, como paralelepípedos, brita, areia, telhas, tijolos, tubulações e até o meio fio de concreto construído, que foi retirado após autorização das autoridades que zelam pelo monitoramento do distrito devastado.

O coordenador de Operação e Manutenção do SAAE, Ronaldo Camelo, disse que recebeu, dois dias antes do ocorrido, uma carga de material hidráulico avaliado em R$ 150 mil reais. “A maior parte do material ficou estocado no almoxarifado, no centro do Bento. Mais de 50 rolos de tubo pead que seriam usados para fazer uma rede de 2,2 km foi levado pela lama, além de outros materiais. Restou apenas o material de construção que seria empregado diretamente na ampliação ETA”, disse o coordenador.
 Divulgação

Imagem da estação de tratamento após o desastre de 5 de novembro


Em meio à lama, foram recuperados cerca de dez rolos do tubo pead, uma  tubulação de polietileno de alta densidade, que equivalem a 500 metros. Também foram encontradas algumas tubulações a cerca de 2 quilômetros de onde estavam armazenadas, no Centro de Bento Rodrigues. Uma retroescavadeira foi utilizada para retirar o material.

O diretor do SAAE, Jonathan Chaves, disse que o valor dos materiais que serão reaproveitados chegam a R$ 80 mil reais. “Os materiais retirados estão em perfeito estado para reutilização. O reaproveitamento será muito importante para a execução de obras e melhorias no abastecimento de outras localidades, principalmente neste momento de recursos escassos com a queda na arrecadação do município”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por