Saúde

Médicos e enfermeiros de Minas passam por treinamento para lidar com queimaduras

Capacitação faz parte da estratégia de organização da assistência integral ao paciente queimado

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
16/11/2023 às 12:31.
Atualizado em 16/11/2023 às 12:35

(Letícia Freitas)

Pelo menos 400 profissionais de saúde de Minas receberam capacitação para lidar com tratamento de queimaduras nos meses de outubro e novembro deste ano. Pessoas de Belo Horizonte, Montes Claros, no Norte, e Uberlândia, no Triângulo, participaram do Curso Nacional de Normatização do Atendimento ao Queimado (CNNAQ). A capacitação faz parte da estratégia de organização da assistência integral ao paciente queimado e está prevista na Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.409, de 18 de outubro de 2023.

O curso, feito em parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), foi ministrado a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e profissionais das Centrais Regionais de Regulação Assistencial, e incluiu desde o atendimento inicial, às peculiaridades em pediatria, manejo da dor, cuidados com as feridas, tratamento cirúrgico, atendimento em catástrofe e prevenção de queimaduras, entre outros temas.

Letícia Fernanda Cota Freitas, enfermeira e coordenadora de Gestão de Cuidados Intensivos Hospitalares da Diretoria de Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência da SES-MG, explica que a iniciativa busca normatizar as condutas relacionadas aos pacientes queimados tanto adultos quanto crianças.

“Os pacientes queimados necessitam de uma atenção integral e multidisciplinar. Nesse sentido, a SES-MG também está organizando a rede de atenção com a divulgação de diretrizes para a organização dos Centros de Tratamento de Queimados”, salienta.

Segundo a coordenadora, a capacitação dos profissionais da saúde, em locais diversos e até distantes geograficamente, fará com que o conhecimento adquirido seja replicado e compartilhado pelos profissionais daquelas regiões.

“Nosso objetivo é que os profissionais então certificados sejam também multiplicadores em seus territórios”, conclui.

O curso foi realizado em formato presencial e teve carga horária de 16 horas, divididas em dois dias. As aulas foram customizadas para atender às necessidades assistenciais dos participantes, utilizando recursos didáticos variados, com exposições teóricas, discussões de casos clínicos e simulação realística.

*Com informações da Agência Minas

Leia mais:
Desabamento de centro esportivo mata uma pessoa no Rio Grande do Sul
Chuvas voltam a provocar falta de luz e água em São Paulo
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por