Médicos da rede municipal de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fazem paralisação de 72 horas. O protesto teve início às 7 horas desta terça-feira (24) e se estende até quinta-feira (26), quando a categoria faz assembleia para decidir os rumos do movimento.
Conforme o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed), os atendimentos de urgência e emergência não serão afetados. A suspensão é válida para os atendimentos eletivos, como consultas, exames e cirurgias. A categoria reivindica reajuste salarial de 37%, além de melhorias nas condições de trabalho.
O sindicato informou que apresentou a pauta de reivindicações para a prefeitura, que não se manifestou no prazo estipulado pela categoria, por isso da realização da paralisação.
Em nota, Secretaria Municipal de Saúde de Betim disse que propôs ao sindicato a criação de uma comissão, com membros do sindicato e do Executivo, para que seja feito um estudo sobre o impacto financeiro da concessão de aumento ou gratificação para a categoria. "Após a conclusão, o estudo deverá ser apresentado à Junta de Execução Orçamentária e Financeira (Jeof) do município. A Secretaria de Saúde aguarda a resposta do sindicato".